quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Carteira velha



- Amor você viu minha carteira que tava aqui em cima.
- Como ela é?
- Como ela é?
- É, como ela é?
- Você sabe como ela é. De couro, quadrada, vazia.
- Ta, mas vai que você trocou.
- Por que eu trocaria de carteira?
- Não sei, as pessoas trocam de carteira.
- Por que elas trocam?
- Porque querem guardar o dinheiro numa carteira nova.
- Ta, mas ai eles gastam dinheiro numa carteira nova e não tem dinheiro pra colocar na carteira.
Silencio.
- E aí?
- E aí o que homem de Deus.
- Cade a minha carteira.
- Ah nova ou a velha?
- Que nova, eu não troquei.
- Ah.
Silencio.
- Acho que já tava na hora de você trocar.
- Por quê?
- Porque a sua ta velha.
- Ta bom, então me fala onde está a velha que aí eu vou trocar por uma nova.
- Se você vai comprar uma nova, por que quer a velha?
- Porque eu preciso de dinheiro pra comprar a nova.
- Você não disse que ela tava vazia.
- E ta.
- Então como vai pegar dinheiro dela?
- Mas eu tenho cartão.
- Você não disse que o cartão estava bloqueado.
- Disse pra você não chegar perto da minha carteira.
- Ah então quando você precisa da sua carteira quer que eu chegue perto dela, mas quando eu preciso você mente pra mim.
- Meu Deus eu só queria saber onde está a minha carteira. Quer saber, eu não preciso dela. Onde está a sua bolsa?
- Pra que você quer a minha bolsa?
- Pra pegar dinheiro.
- Aqui sua carteira.

----------------------------------------------------

O filho está jogando vídeo game. O pai entra no quarto e senta na cama.

- Filho, senta aqui com o papai.
- Por quê?
- Porque eu quero te explicar algumas coisas.
- Que coisa?
- Ja é hora de eu te passar alguns valores.
- O senhor vai me dar dinheiro.
- Não, não estou falando em valores nesse sentido.
- Ah então eu não vou, se não é valores em dinheiro, eu não vou.
- Filho dinheiro não é tudo.
- Ah não?
- Não...
- Ah é, tem cartão de crédito, cheque, carros...
- Não, não é isso que eu quis dizer. O que eu to querendo dizer é que não devemos dar valor as coisas materiais.
- Ah não?
- Não.
- Então eu posso jogar vídeo game na sua TV.
- Não.
- Por quê?
- Porque estraga.
Silencio.
- O que eu to querendo dizer é que temos coisas mais importantes com o que nos importar. Nossa família, as pessoas que amamos, não devemos dar tanto valor pelo dinheiro.
- Entendi.
- Dinheiro não traz felicidade.
- O que ele compra é o que traz.
- Não. Nem o que ele compra.
- Mas e o meu vídeo game?
- O que é que tem?
- Eu sou mais feliz depois que o senhor comprou ele.
- Mas tenho certeza que se você não o tivesse, mas tivesse a nós seria feliz do mesmo jeito. Isso que eu quero que entenda.
- Não, antes eu tinha vocês, mas não tinha ele, e não era tão feliz.
- Era sim, mas é que você ainda não sabe o que isso significa.
- Sei sim.
- O que?
- Que o dinheiro trouxe a minha felicidade.
- Não, você não entendeu. Não é o dinheiro.
- É o senhor?
- Isso. Ta começando a entender.
- Que trouxe o vídeo game, então por isso o senhor traz felicidade.
- Não só por isso.
- Também porque o senhor tem dinheiro.
- Não, fica quieto, deixa eu explicar. Cacete! – grita com o filho.
Silencio.
- Desculpa, eu não queria gritar.
- Não tem problema. Eu sei que o senhor não está bem.
- Quem disse isso?
- A mamãe. Ela disse que você está passando por dificuldades financeiras, por isso está meio triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário