terça-feira, 7 de agosto de 2012

Trabalhador brasileiro


O patrão está sentado, mexendo no computador. O funcionário vem se aproximando lentamente.

- Chefe.
- Opa.
- O senhor está ocupado?
- Não.
Mexe nos papéis. O funcionário fica parado na porta.
- Não, se estiver eu volto depois.
- Senta Romulo!
- Ta bom.
Silencio. O chefe olha para o funcionário. O funcionário olha para o chefe.
- E aí?
- Ah é... Então, eu queria falar com o senhor, meu filho ta fazendo inglês.
- Que bom, inglês é essencial hoje em dia. Quem não tem inglês, não tem nada.
- Pois é. Eu falei pra ele. Vai fazer inglês. Ele falou, “mas pai eu não sei nem falar em português direito”. Eu falei, não tem problema, primeiro aprende a falar inglês, depois a gente foca no português. Português todo mundo fala.
- Pois é. Não da pra não falar inglês.
- Aí tem a minha mulher.
- Como ta a Antonia?
- Ta bem, quer dizer, ta bem daquele jeito... agora cismou que está um pouco gorda.
- Um pouco?
- Oi?
- Nada. E aí, ela acha que ta gorda...
- Pois é, resolveu que quer fazer...
- Redução do estomago? – interrompe – é a melhor saída mesmo, gorda daquele jeito. – resmunga.
- Não, academia.
- Ah!
- É, academia é bom.
- É caro.
- Mas é bom. Saúde é o que interessa, desembolsa um pouco, mas vale a pena.
- É, aí tem a minha filha que começa mês que vem a fazer faculdade.
- Parabéns.
- Por quê?
- Pela sua filha estar fazendo faculdade.
- Ah...
- To vendo que as coisas na sua casa estão progredindo.
- Pois é, estão mesmo.
- Você não parece feliz.
- Não, eu estou, mas é que com tudo isso eu to gastando muito dinheiro.
- Eu imagino.
- Aí eu queria ver com o senhor.
- ãhm?
- Se teria como...
- Teria como?
- Me dar um aumento.
- Aumento?
- É.
- Mas, você pediu aumento mês passado.
- Eu sei...
- Agora quer outro de novo?
- É, mas o senhor não deu...
- Não?
- Não!
- Ah, mas o inglês não é tão importante assim.
- Bem...
- Pra que falar inglês se todo mundo fala português.
- É, só que...
- E academia. – interrompe. – Tua mulher, ta magrinha, gostosa. Com todo respeito, se não fosse a sua mulher, eu comia.
- Ei...
- E a faculdade, pra que faculdade. Os caras mais ricos e inteligentes do mundo, nunca fizeram faculdade, Steve Jobs não tem faculdade, o Bill Gates não tem faculdade, EU... nunca pisei numa sala de aula.
- É, mas é que é o futuro.
- O futuro ta longe ainda, para de pensar no futuro, pensa no agora.
- Ta, mas será que tem como o senhor me dar um aumento agora?
- Agora não. Vamos ver mais pra frente. – fala e volta a olhar para o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário